Incêndio no Shopping Rio Anil acende discursão sobre segurança nos estabelecimentos comerciais

Com recente lembrança dos 10 anos da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o incêndio do Rio Anil Shopping também nos traz uma reflexão sobre a segurança nos espaços comerciais de São Luís. A ambição e o despreparo da administração do Shopping foi lembrando pelo deputado Yglésio Moysés em seu pronunciamento na tribuna durante sessão plenária, criticando a administração do estabelecimento por suposta cobrança de estacionamento durante incêndio no local. 

A direção não falhou só na orientação aos seus funcionários de como proceder em caso de incêndios, como também na falta de uma ação imediata da equipe de brigadistas que ficam instalados nos shoppings. No caso do incêndio do Rio Anil Shopping, o pânico tomou conta das pessoas nos corredores do estabelecimento, causando tumulto por falta de orientação.    

O deputado Neto Evangelista lamentou o ocorrido e afirmou que a casa tem por obrigação de acompanhar toda a investigação que ocorrerá sobre o caso. “Responsáveis terão que ser apontados. Óbvio que nada vai trazer de volta a vida dessas duas jovens, mas a justiça que as famílias vão querer precisará da atenção do poder público para que, de fato, aconteça”, declarou o parlamentar, que atuará como advogado de algumas pessoas atingidas pelo incêndio.

O comando da Polícia Civil do Maranhão anunciou esta semana que já foi instaurado um inquérito policial, na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), para investigar as mortes das jovens Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, e Yasmin Gomes Campos, de 21, vítimas do incêndio.

O comandante-geral do CB, coronel Célio Roberto, informou que a administração do shopping confirmou a informação de que havia serviços de reparos sendo realizados no teto do cinema naquele dia e horário. Por determinação do Corpo de Bombeiros, o Rio Anil permanecerá interditado por tempo indeterminado.

“Nós, da equipe do Rio Anil, estamos profundamente abalados com a perda de duas clientes no incêndio desta terça-feira no cinema. Neste momento de extrema dor, nos solidarizamos com os familiares das vítimas, a quem estamos buscando amparar e auxiliar com o que for possível. Estamos comprometidos com o cuidado e a assistência aos clientes que ficaram feridos e suas famílias. Faremos todos os esforços para auxiliar os órgãos competentes a identificar as causas do incêndio”, nota publicada pela administração do Shopping em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s