
Em sessão solene histórica, realizada ontem (25), na Assembleia Legislativa, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, recebeu do legislativo maranhense a medalha “Manuel Beckman”, maior comenda do Poder Legislativo do Estado. A medalha é concedida a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento do Maranhão.
A ministra Sônia Guajajara, que é maranhense, falou que é muito significativo receber a comenda. “É um reconhecimento a toda a nossa trajetória e luta histórica em defesa dos povos indígenas, do meio ambiente e dos direitos humanos”.
O deputado Ricardo Arruda (MDB), autor da proposição que homenageou a ministra, destacou a importância da sua indicação. “A nossa ministra Sônia Guajajara poderia receber essa honraria por diversos motivos: pela sua trajetória de vida, pelo seu ativismo na defesa das causas do seu povo, por seu reconhecimento internacional”.
A sessão homenageou, também, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, com o Título de Cidadão Maranhense; e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. A sessão solene foi conduzida pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), parlamentares, autoridades e representações indígenas do Estado.